Outubro vem aí: é tempo de prevenção do câncer de mama

Uma das formas de chamar a atenção para a importância da detecção precoce e do tratamento do câncer é o movimento Outubro Rosa. Nessa ocasião, a cidade fica com seus monumentos históricos, pontos turísticos, prédios públicos e privados iluminados na cor rosa durante todo o mês de outubro. Em 2010, a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia trouxe o Outubro Rosa para o Espírito Santo e, desde então, é a coordenadora oficial do movimento em terras capixabas. A cada ano, no dia 1.º de outubro, o Governador do Espírito Santo dá início, junto com a Diretoria da Afecc-HSRC, às ações do movimento, tendo apoio de diversos entidades da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

MAMOGRAFIA DE RASTREAMENTO
Você já ouviu falar na mamografia de rastreamento? Segundo o Ministério da Saúde, a mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.

• A mamografia permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa. Antes desse período, as mamas são mais densas e a sensibilidade da mamografia é reduzida, gerando maior número de resultados falso-negativos (resultado negativo para câncer em pacientes com câncer) e também de falsos-positivos (resultado positivo para câncer em pacientes sem câncer), o que gera exposição desnecessária à radiação e a necessidade de realização de mais exames.

• O Ministério da Saúde recomenda contra o rastreamento com mamografia em mulheres com menos de 50 anos (recomendação contrária forte: os possíveis danos claramente superam os possíveis benefícios). Por isso, também as principais diretrizes e programas de rastreamento do mundo não recomendam o rastreamento de mulheres abaixo desta idade.

PREVENÇÃO
De acordo com o Inca, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

-Praticar atividade física;
-Alimentar-se de forma saudável;
-Manter o peso corporal adequado;
-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
-Amamentar
-Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Cuide-se bem e previna-se.

Não pode abandonar a mulher!
“Mais de 70% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama são abandonadas pelos maridos”. Essa informação foi revelada, no dia 7 de outubro, em um bate-papo no estúdio da Rádio CBN com especialistas no assunto. Ou seja, justamente no momento em que a mulher mais precisa do amparo emocional do companheiro, ela é abandonada. Isso não é legal. É por isso que a luta contra o câncer é de todos. Da pessoa com a doença que precisa ter forças para vencer o câncer; do marido e demais familiares na ajuda emocional; dos governantes para melhorarem e agilizarem as consultas e o tratamento pelo SUS. É uma luta de toda a sociedade que unida fica mais forte para fazer o enfrentamento da doença.